top of page

O Projeto

ods11.gif

O Higienópolis Aberta é uma ação de urbanismo tático cujo objetivo é promover a apropriação do espaço público na área central da cidade, criando relações de placemaking.

Previsto pelo Plano de Mobilidade e Plano Diretor de Londrina, o usufruto da Avenida Higienópolis por pedestres, ciclistas, skatistas, artistas faz relação com a ODS 11 e as diretrizes de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ABNT NBR ISO 37120), corroborando para que Londrina se torne uma cidade inteligente, retendo talentos, promovendo a troca de ideias e efervescência cultural e econômica.

O que é o Higienópolis Aberta?

O Higienópolis Aberta é um evento de urbanismo tático aberto, sem fins lucrativos, realizado na cidade de Londrina, estado do Paraná.


O evento consiste em dedicar um segmento da Avenida Higienópolis, considerada uma importante avenida da cidade, para uso exclusivo de pedestres e veículos de propulsão humana, aos domingos. São realizadas atividades culturais, esportivas e ações que estimulam a apropriação do espaço público e o desenvolvimento de placemaking.


O projeto foi iniciado no ano de 2021 por iniciativa civil, com a discussão de promover o convívio social ao espaço público após o período de pandemia do COVID-19.
O primeiro evento foi realizado em setembro de 2022 através da parceria da iniciativa privada e sociedade civil organizada, tendo como organizadores a empresa URBdata®, e foi premiado nacionalmente por apresentar dados de acompanhamento do evento e consistir numa proposta replicável a outras localidades do Brasil.


Tornou-se um evento recorrente no ano de 2023, e a cada ano, uma edição temática de maior porte é realizada através de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

MISSÃO E VALORES

QUEREMOS LONDRINA MAS SAUDÁVEL, ACESSÍVEL E DINÂMICA

INOVAÇÃO

Propagar ideias, produtos e projetos inovadores no município.

SMART CITY

Potencializar ações para uma Londrina inteligente.

QUALIDADE
DE VIDA

Incentivar o transporte não motorizado.

ESPORTE

Apoiar o cenário esportivo local e atividades físicas.

MEIO AMBIENTE

Divulgar práticas ESG e modelos mais sustentáveis de produção.

CIDADE PARA PESSOAS

Dar suporte à valorização do espaço público e ao senso de comunidade.

bottom of page